Claudemir Perondi é bronze no ‘Melhores da Suinocultura’

A Cooperalfa

Pela primeira vez associado da Cooperalfa é premiado no Prêmio Melhores da Suinocultura Agriness.

Publicado em 14/05/2025

A excelência na suinocultura da Cooperalfa mais uma vez foi reconhecida em nível nacional. No dia 8 de maio, durante cerimônia realizada no Agriness Next, em Balneário Camboriú (SC), a Granja Perondi, do associado Claudemir Perondi, conquistou o 3º lugar na categoria 301 a 500 matrizes, recebendo o Leitão de Bronze na 17ª edição do Prêmio Melhores da Suinocultura Agriness. No geral, entre os 10 melhores, ele ficou em nona colocação.

Representando o produtor na premiação, participaram do evento o assistente comercial em suinocultura da Alfa, Clóvis Orlandi, e o médico veterinário Jonas Carioletti, que presta assistência técnica à propriedade. O prêmio celebra o alto desempenho da granja localizada em Guaraciaba-SC, fruto de anos de dedicação e aprimoramento constante.

Para o produtor Claudemir Perondi, estar entre os melhores da suinocultura brasileira é resultado direto do comprometimento e do trabalho em equipe. “Para nós não existe leitão de baixa viabilidade, existem leitões que necessitam de maior atenção”, destaca. Ele também reforça que a conquista não é o fim, mas parte de um caminho de evolução. “Esse resultado não é o limite. Temos espaço para melhorar ainda mais. Agradecemos a todos da Cooperalfa que, de alguma forma, contribuíram para estarmos entre os melhores”.

O médico veterinário Jonas Carioletti enfatizou que a premiação vai além dos aspectos técnicos como manejo, genética e nutrição: “A qualidade da mão de obra é fundamental. Como disse o produtor, é preciso se dedicar e acreditar que é possível a melhoria contínua”.

Já o assistente comercial Clóvis Orlandi comemorou a conquista e valorizou a trajetória da família Perondi na atividade: “Claudemir é um suinocultor que se dedicou por muitos anos e agora está sendo reconhecido. Esperamos que nos próximos anos outros associados também sejam prestigiados por sua eficiência”.


Evandro Polesse - Diretor Zoetis, Jonas Carioletti - Veterinário Alfa e Clóvis Orlandi - Assistente Comercial Alfa


A 17ª edição do prêmio contou com a participação de 2.621 granjas e 2.351.271 matrizes de 25 países da América Latina, Europa e Ásia. Pela primeira vez, a China participou com um campeonato próprio, ampliando ainda mais o alcance do maior projeto de benchmarking da suinocultura mundial.

Com o tema “A suinocultura na era da inteligência”, o evento destacou a importância da integração entre o humano e a tecnologia para impulsionar a produtividade e a excelência no setor.

O prêmio Melhores da Suinocultura é idealizado pela Agriness e contou com o apoio das empresas American Nutrients, Suinorte, Zoetis e ZooProfit na premiação brasileira, e Provimi na premiação da Colômbia.


Conheça os ganhadores Brasil – Categoria 301 a 500 matrizes

  • Leitão de Ouro: Fazenda Cinco Estrelas – Ricardo Santos Bartholo (Patrocínio/MG) – 42,80 DFA
  • Leitão de Prata: Granja Persch – Ismael Persch (Cunhataí/SC) – 37,46 DFA
  • Leitão de Bronze: Granja Perondi – Claudemir Perondi (Guaraciaba/SC) 37,26 DFA


Resultados Claudemir Perondi:


Linha Perondi - Guaraciaba_SC

Desmamado Fêmea Ano 37,26 - Leitão de Bronze

433 matrizes produtivas 

Dias Não Produtivos : 8,33

Média de desmamados por parto 15,55 leitões

Taxa de parição: 92,26 %

Partos Fêmea Ano: 2,4

Peso Desmamado Fêmea Ano: 276,34 kg

Mortalidade de Leitões: 2,19 %

Genética: Camborough - Ponte Serrada



Assessoria de Imprensa Cooperalfa