Alfa participa do Prêmio Empreendedor Rural

A Cooperalfa

Evento reconheceu produtores rurais de excelência

Publicado em 14/05/2025

No sábado, 10 de maio, a Aurora Coop promoveu a 10ª edição do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista no Centro de Eventos Tabajara, em Chapecó. O prêmio reconheceu a importância e homenageou os técnicos agropecuaristas e empresários rurais cooperados do sistema Aurora, destacando práticas como integração e intercooperação, capazes de transformar a realidade das famílias. Além de associados da Cooperalfa e familiares, participaram da cerimônia de premiação os diretores da Cooperalfa, coordenadores, gestores e membros da equipe técnica. 

 

 O diretor-presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, salientou o trabalho desenvolvido no campo. “É uma satisfação muito grande ver o trabalho dos nossos cooperados ser reconhecido pela prática da boa gestão de suas propriedades, a obtenção de excelentes resultados e fortalecer ainda mais a Aurora Coop. Parabéns a todos os participantes”. 


O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, ressaltou a importância de premiar os melhores produtores de suínos, aves e leite dentro do sistema Aurora Coop. “É importante reconhecer o trabalho dos produtores associados de cooperativas do sistema Aurora. Todos merecem os parabéns e mostram que estão fazendo a sua parte. Nós, como cooperativa, temos a obrigação de levar conhecimento para que estes associados fiquem cada vez mais atuantes”, afirmou Bet.  


O analista de desenvolvimento cooperativista e coordenador do curso encadeamento produtivo, Eduardo Tecchio, destacou que o momento é de gratidão. “É um trabalho feito por muitas mãos, desde as filiais, os associados que compram a ideia e estão comprometidos com a cooperativa e o cooperativismo, buscando cada vez mais se aperfeiçoar e atingir melhores resultados. E a Alfa, junto com os parceiros, é uma grande incentivadora, buscando os recursos necessários para que isso aconteça. A gente se sente muito feliz em poder comemorar com essas famílias associadas”, disse Tecchio.  


O Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista teve apoio do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Sicoob e do Movimento Excelência SC. Neste ano, 130 propriedades foram inscritas na premiação e, após análise e seleção realizadas pelas cooperativas filiadas, 55 foram visitadas para a avaliação dos auditores e, durante o evento, 22 empresas rurais foram premiadas.  



Equipe do Desenvolvimento Cooperativista da Cooperalfa


Premiação 

Pela categoria Avicultores Destaques Lote Macho o produtor de Caxambu do Sul-SC, Ivo Luiz Fávero, conquistou o 2º lugar, em 1º lugar o produtor de Campinas do Sul-RS, Marcelo Henrique Narzetti. Na categoria Avicultores Destaques Lote Fêmea em 1º lugar, Edivan Guisso de Ipuaçu-SC e 2º lugar o produtor Valdemir Saretto, de Quilombo-SC. Pela categoria Avicultores Destaques Lote Record, foram premiados os produtores Dirceu Rampi, de Erechim-RS, e Edio Luis Mohr, de Aratiba–RS. Na categoria Suinocultor Destaque Suicooper III em 3º lugar, o produtor de Barra do Rio Azul–RS, Isair Antonio Zuchi, e em 1º lugar o produtor de Maximiliano de Almeida–RS, Airton Zucunelli.  

 

Destaques Cooperalfa  

Entre os Destaques da Cooperalfa, em 3º lugar, ficou a propriedade de Joni Tefen Warling, o produtor de Rio Fortuna, Braço do Norte–SC, é produtor de suínos. Para o associado, receber o prêmio foi um momento de muita satisfação. “Estamos há quatro anos fazendo cursos de encadeamento produtivo e sempre procurando melhorar nossa propriedade. É gratificante ser reconhecido por essas melhorias”, disse. Para a esposa Marli, o prêmio é o resultado de muito trabalho. “A gente percebe que em cada detalhe é possível melhorar, produzir e evoluir ainda mais, só tenho a agradecer aos funcionários e técnicos que estão conosco. Esse é o resultado do esforço de todas as pessoas que nos ajudam a desenvolver o trabalho”.   


A família produtora de leite do associado Armindo Paulo Steffen, de Guaraciaba, extremo oeste catarinense, conquistou o 2º lugar pela categoria Destaques Cooperalfa. “Tenho muito orgulho de receber este prêmio, ele representa a nossa dedicação na propriedade”, disse Armindo. Para o filho Gerson, a união de esforços é fundamental. “É um grande momento para a nossa família, que através da união e força de vontade de todos que trabalham na propriedade, cada dia conseguimos chegar mais longe”, afirmou.  


E o 1º lugar dos produtores Destaques da Cooperalfa foi para a família de Marcos Appelt, também produtor de leite do extremo oeste catarinense. “O prêmio é muito significativo para nós porque o mercado exige muito profissionalismo e estar aqui mostra que através do trabalho em família conseguimos”, afirmou Marcos. A propriedade já havia sido premiada em 2019 pelo Prêmio Aury Luiz Bodanese. Para Marisete, esposa do associado, “quando fazemos o trabalho com amor, as coisas acontecem e o sentimento é de gratidão pelo momento. Tudo que a gente faz e acredita, gera resultado e só depende de nós”. 


A Aurora Coop ainda fez um agradecimento especial aos educadores e coordenadores que compartilharam os ensinamentos do programa encadeamento produtivo. Os coordenadores do setor de desenvolvimento cooperativista também receberam uma pequena lembrança. Também durante o evento, foi realizada a premiação do troféu Aury Luiz Bodanese que presta homenagem ao líder que deixou marcas no agronegócio catarinense. O projeto visa valorizar o empresário rural que se preocupa em produzir com excelência, na busca da qualidade dos produtos e processos e na gestão da empresa e das pessoas que nela trabalham. Para participar da premiação, os produtores precisavam ter concluído os programas DeOlho na Qualidade Rural e Gestão da Qualidade Rural, anteriormente chamados de QTR e estar integrado no sistema Aurora Coop. 

 

 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa